terça-feira, 7 de maio de 2013

Entrevista com Mete Baskoçak- Fotógrafo de rua - Turquia








Retratos impressionantes, inesquecíveis... há quase um ano eles me contam histórias....sim....Mete Baskoçak consegue me mostrar o cotidiano de Gálata, na Turquia  e aguça meus 5 sentidos...eu vejo... é incrível, eu já conheço o estilo fotográfico dele, eu sei que um bom retrato é assim, eu toco... quase sinto as rugas, as mãos pesadas do trabalho, cheias de cicatrizes, eu ouço os vendedores gritando,a buzina dos carros, as crianças sorrindo, os pássaros voando, sinto o cheiro de peixe, do mar, das especiarias, do narguile, sinto o sabor do delicioso chá turco. Eva Bella





Mete Baskoçak

Eva Bella: Quando você começou a tirar fotos de rua e porque?
Mete Baskoçak: Eu tiro fotos há 20 anos, mas com a facilidade das máquinas digitais tenho tirado foto todos os dias nos últimos 7 ou 8 anos. Eu  me sinto muito bem , gosto de parar o tempo, de retratar pessoas, emoções, quero ver olhares com sentimento, dor, amor, tudo naturalmente.

Eva Bella: Qual equipamento você usa?
Mete Baskoçak: Uso a Canon 5D Mark III com lentes 70-200mm (f 2.8)  mas já usei uma Canon G1x, compacta premium, mas era muito lenta.  

Eva Bella: Onde você fotografa normalmente?
Mete Baskoçak: Em Gálata, centro turístico, comercial, histórico, arquitetônico, local muito grande e interessante, lá é possível fotografar pássaros, paisagens, pessoas. Fica perto da minha casa, andando daria uns 20 minutos, mas eu tehho minha moto.

Eva Bella: Na Turquia você enfrenta problemas de segurança, medo de ladrões de câmeras?
Mete Baskoçak: Não, nunca enfrentei esse tipo de problema.

Eva Bella: Dicas para dar aos futuros fotógrafos?
Mete Baskoçak: Praticar sempre, pois como dizia Bresson, nossas primeiras 10.000 fotos são as piores :).

 

Gálata

Gaivota com a torre de Gálata ao fundo

         Para conhecer um pouquinhosobre o trabalho do Mete: http://500px.com/metemaximus

Nenhum comentário:

Postar um comentário